O deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), líder da bancada negra na Câmarajoguinho do tigrinho que ganha dinheiro, cobrou que o governo federal busque uma solução para destravar o pagamento das emendas parlamentares em reunião nesta quarta-feira (12) com a participação do ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e foi convocado por Padilha para apresentar a pauta prioritária do Executivo no Congresso a líderes partidários da Câmara que integram a base de apoio do governo Lula (PT).
De acordo com relatos de cinco participantes, Feliciano disse que há uma insatisfação crescente de deputados e senadores acerca da paralisação dos recursos e cobrou que o governo atue para destravar as emendas junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Ainda segundo líderes, Feliciano disse que o governo pode enfrentar dificuldades no Congresso com a aprovação de propostas caso esse problema não seja resolvido, diante da insatisfação dos parlamentares.
Não houve comentários de Padilha e Alckmin acerca do tema após a fala de Feliciano, segundo relatos. A reportagem tentou entrar em contato com o líder da bancada negra, mas não houve resposta.
fortunetigerEsse imbróglio acerca do pagamento das emendas se arrasta desde o ano passado e se tornou ponto de desgaste da relação do Legislativo com o Executivo e o Judiciário. Em agosto, o ministro Flávio Dino, do STF, determinou que o governo suspendesse o pagamento desses repasses enquanto não fossem adotados critérios de transparência e rastreabilidade.
Nos bastidores, parlamentares celebraram a fala de Feliciano, dizendo ser necessário que o governo atue para destravar esses recursos. Há uma avaliação entre congressistas de uma suposta atuação de integrantes do governo nas decisões do Supremo, o que gera ruídos com o Executivo.
O pagamento das emendas parlamentares é alvo de queixas dos deputados desde o primeiro ano do governo Lula, assim como críticas à atuação de Padilha à frente da SRI. Na avaliação de governistas, no entanto, boa parte das insatisfações decorre do fato de o centrão e a cúpula da Casa terem perdido a gerência exclusiva da distribuição de emendas e verbas que tinha sob o governo Jair Bolsonaro (PL).
jogo de aposta do tigreIntegrantes do governo afirmam que há uma preocupação do Palácio do Planalto para destravar esses recursos e que há conhecimento da insatisfação dos parlamentares. Eles dizem também que há uma expectativa para que isso seja resolvido no começo deste ano.
A reunião desta quarta é a primeira agenda institucional do ministro com líderes da Câmara após a eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Casa. Apesar de ser uma agenda que costuma acontecer no início de cada ano, ela se dá num momento de queixas de deputados sobre a atuação de Padilha e até mesmo de cobiça pelo cargo do ministro.
Deputados falam em um sentimento de falta de confiança com o ministro e citam desgaste dele à frente da SRI. Os parlamentares se queixam do que classificam como uma falta de cumprimento de acordos estabelecidos, sobretudo acerca das emendas.
Como a Folha mostrou, a cúpula da Câmara defende um nome do centrão para a cadeira de Padilha e quer que Motta mantenha uma relação de diálogo direto com Lula, sem intermediários. Nos bastidores, são citados os nomes do líder do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL), e do ministro de Portos e Aeroportos, o deputado licenciado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Na reunião, ainda segundo relatos, o líder do Solidariedade, Áureo Ribeiro (RJ), cobrou mais empenho do governo com a pauta da segurança pública. Essa não é a primeira vez que o deputado faz esse tipo de cobrança a integrantes do governo.
Na lista de prioridades distribuída por Padilha aos parlamentares há dois projetos relacionados ao tema: a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Segurança Pública, do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e um projeto de lei que aumenta penas para crimes praticados nas dependências de instituições de ensino.
Diante desse pedido, ficou acordado que haverá uma reunião de Padilha e Lewandowski com Ribeiro e outros parlamentares que atuam com pautas de segurança pública para debater outras iniciativas sobre o tema que estão em tramitação no Congresso.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Encontre os Melhores Jogos Online Gratuitos em ZA9BET. Comece a Jogar Agora! Games para Passar o Tempo. +1.000 Jogos Online. ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2025/02/lider-da-camara-cobra-solucao-para-imbroglio-das-emendas-em-reuniao-com-padilha-e-alckmin.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Laudo faz governo Lula retomar caso nebuloso da morte de JKComissão analisará apuração sobre acidente em 1976; perícia pedida por Ministério Público difere de conclusão de 2014
13.fev.2025 às 4h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Revisão da Lei da Anistia tem 3 frentes no STF, e militares veem revanchismoMinistro da Defesa questiona objetivo e diz que Forças Armadas fazem ponderações
ZA9BET Apostas e Saque Rapido - Aposte no seu esporte... 12.fev.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Condenados por assassinato de Dorothy Stang há 20 anos são suspeitos de receptaçãoPolícia investiga esquemas que envolvem máquinas roubadas, além de grilagem; reportagem não localizou defesas
12.fev.2025 às 23h00 sonhar brigando jogo do bichoCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
jogo do fortune tiger NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok